Em Outubro de 2020 nasceu a associação Rural Move com o objetivo de promover o repovoamento e a dinamização dos territórios rurais de Portugal. Em dois anos, chegámos a mais de 30 localidades, apoiámos mais de 100 pessoas, envolvemos mais de 60 voluntários e mais de 25 parceiros, e ficámos com muitas histórias para contar!

A Rural Move – Associação para a Promoção do Investimento nos Territórios de Baixa Densidade, nasceu em 2020, para criar e desenvolver atividades e iniciativas que promovam o investimento e o repovoamento dos Territórios de Baixa Densidade em Portugal.

Nascemos de uma forma muito simples e orgânica, surgindo de uma questão lançada por um dos sócios fundadores no movimento online #Tech4COVID19 para “criar alguma coisa para ajudar os territórios rurais e aproveitar as oportunidades pós-pandemia”.

Dessa pergunta muito simples, vários interessados e voluntários começaram a reunir-se via online e fazer brainstorming dos problemas, oportunidades e que projeto faria sentido criar.

Pouco tempo depois fechámos a primeira parceria com dois municípios (Penela e Miranda do Douro) e fomos selecionados para o Bootcamp da Casa do Impacto (projeto de inovação e impacto social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), que nos levou ao primeiro apoio para arrancar com o projeto e à criação formal da Associação Rural Move, em outubro de 2020.

Depois de muitas presenças em eventos, organização de conversas online, participação em debates, um rebranding e apoio a dezenas de pessoas e organizações, chegámos hoje com o objetivo de nos assumirmos como movimento – plataforma, de âmbito nacional, de apoio e dinamização das comunidades rurais e a quem nelas quer viver.

Visão

A visão da Rural Move é ambiciosa, mas simples, traduzindo aquilo que sentimos ao criar este projeto.

Um dia, todas as pessoas terão a possibilidade de escolher viver em comunidades rurais, dinâmicas e com pessoas felizes.

Esta frase pode ser desconstruída em várias partes que ajudam à sua interpretação:

Possibilidade de Escolha

Não queremos obrigar a que todos gostem de viver num território rural, apenas queremos que não existam desigualdades de oportunidades para quem faça essa escolha.

Dinamismo

As comunidades rurais podem (e devem) ser dinâmicas e inovadoras para que consigam ultrapassar os desafios existentes e ser elas próprias o motor da regeneração local.

Pessoas Felizes

Temos como último objetivo que cada pessoa tenha a oportunidade de ser feliz e de se sentir realizada nos mais diversos níveis.

Impacto

Temos conseguido ao longo destes dois anos envolver e ajudar muitas pessoas direta ou indiretamente.

Temos mais de 60 voluntários, anfitriões locais e parceiros, estamos em mais de 30 localidades e já utilizaram a nossa plataforma e redes centenas de pessoas, sendo que mais de 250 pessoas estão registadas.

A Rural Move já fez também um apoio direto a mais de 100 pessoas, que nos procuraram para saber mais informações sobre as localidades onde estamos presentes ou os apoios existentes, sendo que direta ou indiretamente apoiámos a mudança de mais de 20 pessoas para um território rural.

O nosso impacto tem sido reconhecido por diversos concursos, prémios e media nacionais e internacionais, com destaque para o concurso +Plus promovido pela Casa do Impacto (no qual fomos finalistas), o concurso Banco Montepio Acredita Portugal (no qual fomos um dos 60 selecionados entre mais de 3200 candidatos) e o Prémio CEI-IIT Investigação, Inovação e Território 2021 (no qual fomos vencedores).

Também a nível mediático, temos conseguido promover a consciencialização destes desafios e oportunidades, estando presentes em vários debates, entrevistas, podcasts, e notícias online.

Futuro

O futuro? Estamos a criá-lo com um objetivo bem claro – queremos potenciar, dinamizar e regenerar os territórios rurais.

Ser uma associação ativa, que mostra que é possível ‘fazer acontecer’ nestes territórios e que dará mais oportunidades às suas comunidades.

Nós acreditamos que somos melhores com comunidades dinâmicas de pessoas felizes e que essas comunidades podem estar em qualquer lugar!

João Almeida

Natural de Viseu. Bolseiro de Doutoramento em Empreendedorismo e Desenvolvimento Local (Universidade de Aveiro). Coordenador Rural Move.

RuralMove-te!!

Queres saber mais sobre
bons locais para viver e trabalhar?

Visita plataforma RuralMove: