Desde setembro de 2024, a Rural Move passou a integrar oficialmente a Rede Eurodesk, como multiplicadora local, tornando-se a única organização com este papel no distrito de Bragança. Esta conquista é um marco importante no nosso percurso, reforçando o nosso compromisso de abrir horizontes e criar pontes entre o interior e a Europa.

O que é a Rede Eurodesk?
Criada em 1990, a Eurodesk é uma rede europeia de informação que opera em 37 países, com o objetivo de informar e orientar os jovens sobre oportunidades de aprendizagem, mobilidade e participação ativa na Europa. Trabalha em estreita colaboração com o Programa Erasmus+ e promove o acesso equitativo à informação, independentemente do local onde os jovens vivem.
A missão da Eurodesk é clara: garantir que todos os jovens tenham acesso à informação europeia certa, no momento certo, para que possam tomar decisões informadas sobre o seu futuro. Através de uma vasta rede de multiplicadores locais, como agora a Rural Move, a informação chega mais longe — até às aldeias e vilas que tantas vezes ficam à margem.

Porquê ser multiplicador da Rede EuroDesk?
O interior de Portugal — e em particular o distrito de Bragança — está repleto de potencial humano, mas continua a ser um território com pouco acesso a redes internacionais. Até à entrada da Rural Move na rede Eurodesk, não existia qualquer representação da rede no distrito, nem sequer em zonas próximas do interior, como a Guarda (em Portugal) ou Zamora, Salamanca e Valladolid (em Espanha).
Este vazio deixava muitos jovens sem acesso a informação essencial sobre oportunidades europeias, perpetuando o isolamento e limitando as perspetivas de futuro. As áreas rurais e de baixa densidade populacional enfrentam desafios profundos — desde o afastamento geográfico até à escassez de recursos educativos e de desenvolvimento. Os jovens são, muitas vezes, os mais afetados.
É aqui que a Rural Move entra: como Multiplicador Eurodesk, assumimos a missão de informar, capacitar e inspirar os jovens do interior, ajudando a quebrar barreiras, a criar novas possibilidades e a promover uma cidadania europeia ativa, informada e acessível a todos.
Primeiras atividades enquanto Multiplicadores
Apesar de termos começado este caminho há poucos meses, já conseguimos pôr mãos à obra com várias iniciativas:
- Outubro 2024: organizámos um Pitch sobre Oportunidades do Programa Erasmus+ e do Corpo Europeu de Solidariedade no nosso evento “Encontro Rural em Movimento”, onde partilhámos com participantes de várias regiões como estes programas podem ser uma porta de entrada para novas experiências e aprendizagens além-fronteiras.
- Dezembro 2025: participámos na conferência AgoraEU em Lisboa, onde levámos as nossas ideias à rede Eurodesk e conhecemos os outros multiplicadores.
- Janeiro de 2025: levámos duas embaixadoras do grupo EU Jovem ao Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro. Falaram sobre a iniciativa DiscoverEU – um programa que oferece passes de comboio gratuitos para jovens de 18 anos explorarem a Europa durante um mês – e partilharam as suas experiências pessoais de participação, inspirando os jovens do ensino secundário a saírem da sua zona de conforto e a participarem no programa.
- Abril de 2025: participámos no Roadshow do Voluntariado 2025, em Bragança, promovido pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social. Estivemos presentes na Feira de Voluntariado, onde divulgámos as oportunidades do Corpo Europeu de Solidariedade e outras iniciativas da Rural Move, junto de jovens e organizações locais.





Actividades realizadas no âmbito da Rede Eurodesk – Miranda do Douro | Bragança | Nelas | Lisboa
Levar a Europa ao Interior. E o Interior à Europa.
Ser multiplicador Eurodesk não é só dar informação — é construir caminhos, é inspirar jovens a acreditarem que o seu futuro pode passar por uma aldeia, uma cidade europeia, ou por ambas. A Rural Move acredita que não é preciso sair do interior para estar conectado com o mundo. E ser Eurodesk é mais uma forma de provar isso.
Vamos continuar a trabalhar para que nenhum jovem fique para trás, e que as oportunidades europeias cheguem a todos os cantos do país — incluindo aqueles onde o silêncio das montanhas e o som das cigarras são parte da banda sonora do quotidiano.
Partilhe as tuas ideias ou entra em contacto connosco através do nosso email: [email protected]